domingo, 27 de maio de 2012

Roland Garros 2012

Roland Garros começou. Um dos torneios mais importantes do tênis mundial está sendo televisionado pela rede de canais ESPN, com comentários exclusivos de Fernando Meligeni, o "Fininho" do nosso Brasil.
Ansiosa? Estou, sem dúvidas! Sou muito fã de tênis e desse torneio, que acontece na França todo mês de maio. 
O que acontece, caro fã de tênis, é que Rafael Nadal entrará como favorito nesse campeonato, pelo menos para mim. Embora Novak Djokovic seja número 1 do mundo disparado no ranking da ATP, creio que Nadal  possua uma maior vantagem sob os demais jogadores, inclusive em cima de Roger  Federer. O espanhol já coleciona 6 títulos do Aberto da França, Roland Garros, fora sua tremenda capacidade de jogar no saibro, quadra mais lenta, onde variações de top spin e trocas de bola mais longas demandam muita capacidade e adequação do jogador ao piso de areia. Rafael Nadal não só possui e se utiliza muito bem desses recursos, mas também é o jogador com mais força mental e psicologicamente. E isso, não dá para negar!
Eu, particularmente, torço e torcerei para o Roger Federer vencer o torneio, que faturou uma única vez em 2009. Desde que acompanho o tênis, 2005-2012, jamais presenciei tamanho talento em uma quadra de tênis. O suíço é simplesmente fantástico, o jogador mais completo que já vi em quadra. Possui todos os recursos e ferramentas de um jogo de tênis: excelente saque, bela direita, ótima esquerda, slices perfeitos e lobbies eficazes.O que, com certeza vai definir seu comportamento em quadra, é o mental. A maneira pela qual vai agir não só depende de sua alto estima, mas sim o jogador que vai enfrentar. Notei que Federer tem, na maior parte das vezes, muita dificuldade de jogar contra Rafael Nadal, não muito pelo jogo em si ou a técnica utilizada por ambos em quadra, mas um certo desconforto principalmente por parte do suíço. É um paradoxo, pois quando Federer está embalado e se encontra na frente de Nadal no jogo, parece que sua confiança diminui aos poucos. E o jogo vira! 
Djokovic, ao contrário do suíço e do espanhol, joga muito mais descontraído em quadra, é uma verdadeira figura do tênis! Muito bom tecnicamente, mas seu físico deixa a desejar, muito embora vem melhorando bastante fisicamente nos últimos dois anos. Está bem mais resistente e focado nas partidas; um excelente e promissor jogador de tênis mais futuramente.
Espero poder acompanhar algumas partidas e deixar meus feedbacks sobre o torneio, em geral.
Sou ROGER FEDERER e para os fãs desse esporte, ótima quinzena!
Beijos e abraços!
Jú Taouil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jot down your comment