terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Def Leppard = Let's Get Rocket!

Def Leppard, em primeiro lugar, não é mais uma banda de rock n' roll. O fato é que é inadmissível falar em rock sem ao menos ter escutado uma única e mísera música dessa banda. Aos verdadeiros fãs de Def Leppard, estou certa ou não?
Enfim, hoje, como já explícito, abordarei um pouco sobre música, salientando fatos interessantes e retratando alguns dos principais episódios da história desse conjunto que, além de ser uma banda de rock, possui o hard rock como uma de suas vertentes. Conheça agora um pouco mais agora sobre a história da banda que me cativa grandiosamente.
Em 1977 surge na cidade de Sheffield, na Inglaterra, os Deaf Leopard, nome que em português significa "Leopoldo Surdo". Mais tarde, porém, o nome da banda foi alterado para Def Leppard, permanecendo até hoje.
A banda, que tradicionalmente consistia de Joe Elliott (vocais), Phil Collen (guitarrista), Rick Savage (baixo), Rick Allen (bateria) e Steve Clark (guitarra), sofreu numerosos eventos trágicos durante seu ápice ou stand out (na tradução, em inglês).

Foto do site: http://tekstovi-pesama.com/g_img/0/6647/def%2520leppard-1.jpg 
Em primeiro lugar, Rick Allen perde seu braço esquerdo em 1984, quando sofre um acidente de carro. Assim, todos os eventos e shows que até então estavam marcados foram cancelados, inclusive a própria apresentação que a banda faria no Rock In Rio, na edição de 1985.
Em segundo lugar, Steve Clark, figura marcante da banda, conhecido pelos belos riffs melódicos que executava, morre em 1991, em prol de seu problema com o alcoolismo. Clark é, então, substituído por Vivian Campbell, que já havia atuado anteriormente com Dio e Whitesnake.
Apesar desses eventos tristes e pungentes que ocorreram ao longo da história do Def Leppard, o próprio Joe Elliott havia declarado em uma entrevista que não considerava esses ocorridos como empecilhos desastrosos ou em que, algum momento, fossem desfavorecer a força, o sucesso e a fama da banda. Ao contrário, os integrantes sempre permaneceram unidos até os dias atuais e nunca desistiram de ser uma das melhores bandas de rock do planeta.
Agora vocês devem estar se perguntando se eu esqueci de falar a parte mais importante e curiosa do conjunto: "Quais foram os hits que fizeram sucesso"?
Na verdade, o meu gosto por eles se estende para além das músicas consideradas "top". As canções que fazem sucesso são várias, estando compostas, majoritariamente, em dois grandes álbuns. Pyromania , lançado em 1983, foi um grande sucesso da banda, contendo Photoghaph, Foolin' e Rock Of Ages, faixas que alcançaram grande popularidade entre o público, principalmente nos Estados Unidos. Após cinco anos de estagnação da banda, devido ao acidente com o baterista Phil Collen, os ingleses voltam com tudo para lançar seu álbum mais bem renomado e de grande alvoroço entre os fãs: Hysteria. Nesse álbum, estão inclusas as canções Animal, a balada romântica Love Bites e Pour Some Sugar On Me, o que rendeu nada mais e nada menos do que vinte milhões de cópias, principalmente nos EUA e na Inglaterra. Atualmente, Songs From The Sparkle Lounge foi o último álbum lançado em 2008.
Como havia dito no início deste post, Def Leppard não é uma banda qualquer de rock. Posso ratificar isso pelo fato de que, embora seja uma banda de rock, contendo em si elementos do hard rock, o som caracterizante proveniente dos ritmos musicais dos singles, ou pelo menos da maioria deles, é melódico. Os riffs melódicos da guitarra aliados à bela voz aguda do cantor caracterizam uma banda de rock que incorpora em suas composições um som mais harmonizante e bem trabalhado em toda a sua estrutura.
Def Leppard, ao meu ver, é uma das melhores bandas de rock de todos os tempos e, com certeza, seu reconhecimento e repercussão poderiam ser muito mais difundidos mundialmente, inclusive no Brasil. Por mais incrível que pareça, o conjunto inglês fez muito mais sucesso nos EUA do que em seu próprio país de origem, Inglaterra. 
Abaixo, recomendo sete músicas indispensáveis a serem ouvidas da banda inglesa Def Leppard (sem ordem de preferência):
- Pour Some Sugar On Me
- Love Bites
- Photograph
- Hysteria
- Rock Of Ages
- Let's Get Rocket
- Animal

Def Leppard - Hysteria


Como havia explicado, o som melódico ao qual Def Leppard faz uso se encaixa e é perfeitamente percebido no single Hysteria.
Uma ótima noite de terça-feira.
ROCK ON @ readytorolling!                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jot down your comment